4. Dicas para Registrar um Pedido

Antes de registrar um pedido, fique atento às seguintes informações:

• Observe se a informação desejada pertence ao Órgão ou Entidade. Se não souber a quem encaminhar o pedido, acesse o sítio eletrônico do respectivo órgão ou entidade, verificando quais as suas competências, responsabilidades, programas e projetos.

• Antes de realizar sua solicitação, é importante verificar se a informação encontra-se disponível na página do respectivo órgão ou entidade. Com isso, você terá acesso imediato às informações de seu interesse e poderá conhecer as demais informações já disponibilizadas na internet pelo órgão ou entidade.

• Faça um pedido de cada vez. Isso facilitará a compreensão sobre qual a informação está sendo solicitada e poderá diminuir o tempo de resposta.

• Seja objetivo e escreva de forma clara. Pois é importante que o órgão compreenda qual é o seu pedido, lhe dando assim, a resposta adequada.

• Identifique seu pedido: destinatário, tipo de informação solicitada, suas características (em que, para quê, quais, quantos) e qual o período desejado.

Ex: Quanto a Secretaria de Educação gastou na reforma de seu edifício sede no exercício 2011/12?

Destinatário: Secretaria de Educação                
Tipo de Informação: gastou               
Característica: reforma de seu edifício sede
Período: exercício 2011/12

• Evite solicitar informações sem necessidade ou desproporcionais. Isso porque, as demandas consideradas excessivas ou descabidas poderão não ser atendidas.
• Mantenha seus dados atualizados, porque as respostas serão enviadas de acordo com as informações disponíveis em seu cadastro.
• Só informe os dados pessoais em campos destinados para tal fim.
• Não peça informações pessoais através do SIC-PB: os atendentes não estão autorizados a ceder esse tipo de informação.