5. Registre seu Pedido

A partir de agora você poderá solicitar informações no SIC. Mas, vale lembrar, que antes disso é necessário ter efetuado o login no sistema, através do nome de usuário e senha.

1. Para Registrar um Pedido, é preciso clicar em um dos botões: “Registre Seu Pedido” ou “Faça Seu Pedido”. Um deles está localizado na parte superior da página e outro, na inferior. 


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Imagem 19 – Registro de Pedido

2. Agora, torna-se necessário preencher os Dados do Pedido. São Obrigatórios os seguintes: Solicitante, Orgão expedidor, Forma de Recebimento de Resposta e Descrição da Solicitação.


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Imagem 20 – Registro de Pedido

3. No caso do dado “Forma de Recebimento de Resposta”, você deverá optar por qual forma de recebimento de resposta acha mais conveniente:

• Pelo Sistema;
• Buscar no Órgão (com custo/sem custo);
• Correspondência Eletrônica (E-Mail);


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Imagem 21 – Forma de recebimento de resposta

4. Os dados preenchidos em “Descrição da Solicitação” corresponderão ao pedido de informação propriamente dito. Não se esqueça de consultar “Dicas para Registrar um Pedido”, onde serão apresentadas informações úteis para aperfeiçoar sua consulta.

5. Para registrar o pedido é necessário clicar no botão “Registrar Pedido”.

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Imagem 22 – Registrar Pedido

Realizados esses passos, seu pedido terá sido registrado com sucesso. Consequentemente, será gerado um número único de protocolo, que permitirá o acompanhamento dos trâmites da solicitação.

Além disso, uma página para a impressão dos dados de seu pedido será aberta. Caso deseje imprimir, clique no botão correspondente a ação, como indicado na imagem abaixo.
Realizados esses passos, seu pedido terá sido registrado com sucesso. Consequentemente, será gerado um número único de protocolo, que permitirá o acompanhamento dos trâmites da solicitação.

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Imagem 23 – Registrar Pedido

6. Para limpar os dados adicionados, você deve clicar no botão “Limpar”.

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Imagem 24 – Limpar Dados

7. Além de registrar um pedido de informação, também será possível realizar um de desclassificação. Você executará esta ação quando for impossibilitado de receber determinada informação devido ao seu grau de sigilo, que poderá ser: Reservado (5 anos), Secreto (15 anos), Ultrassecreto (25 anos).

8. Para isso, você deverá selecionar a opção Solicitação de Desclassificação/Reclassificação de Informação no campo Tipo de Solicitação.

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Imagem 25 – Desclassificação/Reclassificação de Informação

9. Em Órgão Demandado selecione o setor para o qual, será encaminhado o pedido.

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Imagem 26 – Desclassificação/Reclassificação de Informação

10. Em Forma de Recebimento de Resposta você deverá selecionar uma das opções existentes:

• SIC (SISTEMA DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO);
• NO ÓRGÃO (CASA DA CIDADANIA / COLETORIA).

11. Por fim, apresente uma justificativa, com no máximo 2000 caracteres, no campo Descrição da Solicitação.

12. Clique no botão Registrar Pedido.

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Imagem 27 – Desclassificação/Reclassificação de Informação

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